Aspecto Tríplice do Espiritismo

"Para Crer, não basta ver. É preciso, sobretudo, COMPREENDER." 


A DOUTRINA ESPÍRITA está fundamentada em aspecto tríplice, que abrange a Ciência, a Filosofia e a Religião. 

A - CIÊNCIA 
"Fé sólida é aquela que pode encarar a razão face a face." 
(KARDEC) 

O Espiritismo é Ciência, porque estuda, à luz da razão e dentro de critérios científicos, os fenômenos mediúnicos, isto é, fenômenos provocados pelos espíritos e que não passam da fatos naturais. Não existe o sobrenatural e o milagre no Espiritismo. Todos os fenômenos, por mais estranhos que pareçam, têm explicação lógica. São, portanto, de ordem natural. As Leis Divinas são imutáveis. Assim, não é preciso revogá-las para convencer os homens incrédulos. 
No aspecto científico, o Espiritismo demonstra experimentalmente a existência da alma e sua imortalidade, principalmente através do intercâmbio mediúnico entre os encarnados e os desencarnados, isto é, entre o plano físico e o plano espiritual. 
O Espiritismo, termo empregado por KARDEC, para distinguir a Doutrina de outras correntes espiritualistas, não é uma concepção pessoal, nem o resultado de um sistema preconcebido. É a resultante de milhares de observações em todos os pontos do Globo e que convergiram para um centro que as coligiu e coordenou. Todos os seus princípios constitutivos, sem exceção de nenhum, são deduzidos da experiência. Esta sempre precedeu a teoria. 

B - RELIGIÃO 
"Não creio porque creio, CREIO PORQUE SEI." 

Dizemos, também, que o Espiritismo é religião, porque tem por fim a transformação moral do homem, retomando os ensinamentos de CRISTO, para que sejam aplicados na vida diária de cada pessoa. Revive o Cristianismo na sua verdadeira expressão de amor e caridade, religando a criatura à sua origem divina. 
A fé espírita é a "FÉ RACIOCINADA". Seu lema é "FORA DA CARIDADE NÃO HÁ SALVAÇÃO", aqui significando "evolução espiritual". Não diz "Fora do Espiritismo Não Há Salvação", porque a Doutrina dos Espíritos admite que não está numa crença, pura e simplesmente, a condição indispensável para alguém ser "salvo", pois qualquer um - seja qual for sua crença ou mesmo não tendo crença alguma - pode alcançar sua própria redenção, desde que observe as leis de Deus. 
A caridade não é, como muita gente pensa, pura e simplesmente prestar auxílio material aos necessitados. Abrange, inclusive, três requisitos essenciais: 
a. BENEVOLÊNCIA para com todos; 
b. INDULGÊNCIA (isto é, compreensão) para com as falhas do próximo, o que não implica em cumplicidade com o erro; e 
c. PERDÃO às faltas alheias. 

A caridade é a maior das virtudes, porque proporciona aos homens colocar em prática o mandamento essencial que consubstancia os demais: "AMAR AO PRÓXIMO COMO A SI MESMO". 
O Espiritismo não possui culto material, não tem rituais nem cerimônias, não possui sinais cabalísticos ou símbolos, não admite o uso de imagens, não possui sacerdotes nem ministros. 
Não admite nenhuma rotulação. Assim, não existem "Espiritismo de Umbanda" "Espiritismo de Mesa Branca", "Baixo Espiritismo", "Espiritismo Kardequista". É Espiritismo, simplesmente. O que fugir da Codificação, deixa de ser Espiritismo. 
É no seu aspecto religioso que repousa a sua grandeza divina, por constituir a RESTAURAÇÃO DO EVANGELHO DE JESUS, estabelecendo a renovação definitiva do homem, para a grandeza de seu futuro espiritual. De nada valeria todo o conhecimento científico do mundo sem a prática da caridade... 

C - FILOSOFIA
"Estas coisas vos tenho dito por meio de figuras; vem a hora quando não mais vos falarei por comparações." 
(JOÃO, Cap. 16, v. 25) 

O Espiritismo é uma filosofia porque, a partir dos fenômenos espíritas e dos fatos, dá uma interpretação da vida, explicando o porquê das dores, dos sofrimentos e das desigualdades entre as criaturas. 
Neste aspecto, enquadra-se o estudo dos problemas da origem e destinação dos homens, bem como a existência de uma suprema inteligência, causa primária de todas as coisas. 
Para todo efeito existe uma causa, e esta causa pode estar nesta ou em vidas anteriores. 
Toda doutrina que dá uma interpretação da vida, uma concepção própria do mundo, é uma filosofia.

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